13 de outubro de 2010

As atuais festas

Foi-se o tempo que íamos a aniversários e voltávamos com sacolinhas cheias de confeitos e brinquedos baratos na mão. Se tínhamos intimidade com o aniversariante, ainda levávamos para casa o 'pratinho da mãe'. Agora, comemorar aniversário já não é mais responsabilidade do protagonista. É tudo por conta do convidado.

Não sei se é porque crescemos ou se está relacionado ao meu círculo de amizade, que é composto de jornalistas. Ô estirpe para gostar de dividir conta! Só sei que há tempos não sou convidada a festas tradicionais. São aquelas que têm bolo temático, mesa cheia de sacolinhas, caixa para receber presentes, crianças gritando, bolas coloridas e o mais importante: brigadeiro.

Agora você é avisado que fulano vai comemorar aniversário no bar tal. E não ache que você irá se fartar de cerveja e batata frita. Esqueça, a menos que você esteja com o caixa cheio. Sim, nessa nova modalidade de aniversário você paga para participar da festa. Se o bar for organizado, cada um fica com sua comanda. Caso não, faça o favor de memorizar seus pedidos e preços para pagar antes de ir embora. 

Também esqueça o refrigerante, no copinho, doces e salgados. As opções são petiscos - no meu caso, os mais gordurosos como a já citada batata frita ou pasteis. Para beber: cerveja ou destilados.

Aqui você não verá crianças rodando as  mesas e agarrando em suas pernas. Você ficará sentado. Se der sorte e se você for amigão do aniversariante, conseguirá conversar com seus vizinhos. Caso não, prepare-se para o papo de elevador, enquanto espera o dono da festa te dar bola. Aliás, o aniversariante não estará procupado com você, com sua acomodação ou tentando fazê-lo se "sentir em casa".

Presente aqui não importa muito, o que já é bem bacana. O que vale é a farra. Aliás, em alto volume. Os risos e as conversas serão ouvidos de fora do bar. Roupa? Esqueça o chiquê. Festas desse tipo te dispensam da obrigatoriedade de ir com sua melhor roupa e cabelo escovado. Nas atuais comemorações, você pode ir depois do expediente - sim, a festa acontece em dia de semana. Usa um hidratante para mãos, joga um pó no rosto e está tudo certo. 

Vá, se jogue e, se quiser brigadeiro, ou faça você a festa de seu aniversário ou prepare aquele panelão.


5 Comments:

Cleanne disse...

Fato!Concordo plenamente com essa ideia mais "tradicional" das festinnhas de aniversário. Se bem que, pensando no seu post anterior e lembrando que também sou jornalista e o dinheiro não e lá essas coisas... No próximo ano,vc estará convidada para minha festa d aniversario, que provavelmente será num barzinho desses espalhados pela cidade...=)

Natália Freire disse...

Bons tempos de bolo (e brigadeiro) e guaraná, festa temática, caixinha e música da Xuxa ao fundo. Velhos tempos, velhos tempos..
Falou A idosa, hein! =P

Natália Freire disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vanessa Oliveira disse...

Meninaaa, que mundo pequeno! Achei o sobrenome familiar, mas nunca que ia ligar vocês. Tua mãe é massa, eu sempre ouvia ela falar de tu. Enfim... manda beijo pra ela. =)

Cindy disse...

Festa boa era a de antigamente! Noooooossaaaaaaa! Com tudo que tínhamos direito, mas as de hoje, tem suas vantagens. Adoro o teu blog Tacy!

© Tacyana Viard 2012 | Blogger Template by Enny Law - Ngetik Dot Com - Nulis