13 de março de 2009

Lá vem o Homem da Meia Noite...

Podem me chamar de ufanista, não ligo. Fato é que qualquer pessoa se emociona e se orgulha de alguns (se não todos) valores e manifestaçãoes culturais expressas em sua cidade. Ontem, em comemoração ao aniversário de 474 anos de Olinda, subimos as ladeiras da Cidade Alta arrastando um tio que veio do Rio de Janeiro. Passamos por diversos pontos, incluindo o Alto da Sé, Mercado da Ribeira, Igreja de São Pedro, e por aí vai..

Paramos em frente à sede da Prefeitura de Olinda, local onde estavam programados o corte do bolo e as apresentações musicais. A Orquestra do Cemo começou sua apresentação, mas foi dificil para ela competir com os blocos, ora líricos, ora afoxé ou ainda de frevo de rua. As pessoas que lá estavam se dividiam para acompanhar tudo o que passava, sem deixar o pé de perto do palco, claro. Até aí, nenhuma novidade. Não para mim.

Eis que vem uma orquestra. Sombrinhas de frevo, passistas, povo e...ele! O mais tradicional boneco das ladeiras de Olinda: o Homem da Meia-Noite. Com sua roupa verde e branca e a cartola preta, ele se aproximou lindo e soberano, como sempre. Seus aproximadamente 50 Kg eram carregados por alguns bonequeiros que se revezavam, com orgulho, nas ladeiras. Do alto, ele observava a folia e era observado por quem queria tirar fotos ou apenas admirar um trabalho tão bem feito e zelado pelos presidentes do clube, criado em 1932.
Seguimos acompanhando e, a cada aceno, cumprimento reverência ou qualquer outro movimento do Homem da Meia Noite, era um arrepio. Como não sentir tudo isso em uma noite de lua cheia, ladeiras razoavelmente ocupadas e aquele frevo rasgado em que o melhor instrumento é a voz do povo? Como?

Quando eu fizer meus cursos sobre Antropologia e Cultura, volto com mais filosofias consistentes a respeito dessa interação e paixão! Por enquanto, vale visitar o site do bloco (http://www.homemdameianoite.com/index.html) e espiar algumas fotos.


* Foto retirada do site do bloco.

1 Comments:

Anônimo disse...

É de arrepiar mesmo....
Como ele é lindo... Encanta todos por onde passa......
Ele é lindooooooooooooo!!

© Tacyana Viard 2012 | Blogger Template by Enny Law - Ngetik Dot Com - Nulis