As fotos foram tiradas no ainda vivo Rio Capibaribe, há umas duas semanas. Refletem a falta de educação das pessoas, que teimaram, ainda na infância, em ignorar o conselho dito em sala de aula: "você joga lixo no chão aqui, mas faz isso na sua casa também?"
Se não ouviram esse dito e também não dispunham de estrutura familiar (com pais ou responsáveis para ensinar), se tornaram pessoas ignorantes e desrespeitosas. São elas que jogam sacos e embalagens de confeito no chão, cascas de frutas ou sabugo de milho pelo ônibus, faxinam o carro durante o sinal vermelho, despejam sofás e demais móveis no canal mais próximo. Isso sem mencionar os animais mortos (ou vivos, no caso daquela cidadã que se desfez de cahorros jogando-os num rio), pet, sapatos, latas, vidros e demais objetos encontrados em lugares impróprios.
Mas isso é cultural. Infelizmente, muitos acham que o dever é sempre de outra pessoa ou do poder público. Nunca é nossa responsabilidade. Mas, se formos um tantinho inteligente, lembraremos que toda ação tem reação - já dizia Newton. Em suma: o lixo volta! E, muito provavelmente, são essas pessoas que aparecem nas TVs chorando os prejuízos causados pelas enchentes na cidade. Pior: ainda jogam a culpa apenas no governo.
0 Comments:
Postar um comentário