Depois de me deparar com a palavra "confições" (sim, sobrevivi ao choque), pensei em outros termos que são proferidos diariamente e que acabam nos matando aos poucos. Eu comecei a ler Preconceito Linguístico, de Marcos Bagno, mas não terminei. Não por discordar, mas por perder o fio da meada. Em suma, ele afirma que não devemos ser preconceituosos com pessoas que não falam o português que consta nos livros e dicionários. Para ele, o que importa é que o indivíduo se faça entender.
Ok, mas não custa se esforçar um pouco, não é mesmo? Por isso, vou listar abaixo os palavrões gramaticais que ouço corriqueiramente. Antes, um esclarecimento: não serei didática porque não tenho conhecimento para isso e também reconheço que não sou discípula de Pasquale Cipro Neto (tenho, inclusive, uma terrível mania de salpicar vírgulas no texto).
Começando...
Suar: expulsar suor através dos poros
Soar: produzir som
Sendo assim, quando uma pessoa corre muito, ela não soa. Ela sua.
(o mesmo exemplo vale para o verbo ‘menstruar’. Ela menstrua.)
Possa ser
Esse dói. O que acontece é que, de acordo com minhas pesquisas, existe uma forma correta para utilizar a expressão. Não entendi bem, mas o que deu para entender é que é mais fácil você excluir o ‘possa ser’ de sua vida. É mais fácil, vai por mim.
Adevogado
Comum que só pedinte nas ruas, a palavra adevogado se prolifera. Qual o problema em esquecer a vogal ‘e’? É tão complicado falar advogado?
Dolze
É o mesmo processo da palavra anterior. Por que colocar o “l’ na pronúncia? É só falar ‘dôze’ que já está valendo.
Lavagem celebral
Quando ouço, morro de vontade de dizer: celebral é o meu pé!! Por favor, é cerebral. Com ‘r’ mesmo.
Seje
Ai. Seje é igual a veje. Ou seja: errado! Seja e Veja.
Meia
Bem, aqui eu ainda sei explicar. A palavra ‘meia’ só é utilizada quando queremos nos referir à vestimenta que cobre nosso pé. Outra forma é quando do nos referimos á medida.
Exemplos: Taty, você está com chulé. Use meia. / Zaíra bebeu meia garrafa de Pitu.
Jamais fale: Ela está meia bêbada. Se disser, o ouvinte vai achar que só metade do corpo da pessoa está bêbada.
Acho que lembrei os que mais me sufocam. Se eu lembrar de mais, escreverei depois.
Com o apoio do Aulete e do site Conjuga-me.
0 Comments:
Postar um comentário