3 de abril de 2011

Nosso Santa

Quando o Santa Cruz ganhou do São Paulo, vieram questionar o motivo de minha alegria, considerando que o gol que nos deu a vitória foi contra. Perguntaram se sou louca, se não tenho o que fazer blábláblá. Ia responder, mas já havia esfriado o assunto. Como hoje requentou, voltei a ele.

Não conquistamos o título. Ainda. Garantimos nossa vaga na Série D - sim, é a última. E é esse o motivo de outros torcedores, principalmente os rubro-negros, nos questionar: por que essa alegria toda? Então, vamos explicar.

O Santa Cruz vive um momento glorioso que há tempos não presenciávamos. Cheguei até a escrever aqui no blog sobre a tristeza que era ir ao Arruda e ver o time perder. Nós, tricolores, sabemos o que precisamos suportar até chegar a este momento.

Hoje, estamos classificados para o quadrangular do Pernambucano, disputamos a liderança e, de quebra, estamos na Copa do Brasil. Até aí, nenhum título, né? Então, vamos falar de patrimônios imateriais: garra, paixão, torcida e humildade. 

Começamos o campeonato como o patinho feio do Pernambucano. O elenco foi ganhando força, Zé Teodoro apostou nos meninos da base e fez o trabalho sem precisar alardear. Foi quieto, mas foi montando esse time de guerreiro. Isso fez uma diferença danada contra o São Paulo, que obviamente, tem mais qualidade que nós. Dizem que foi sorte porque não fizemos o gol. Pode ser, mas duvido muito. O Santa Cruz não se calou. Jogou muito bem, marcou melhor ainda. E repetiu isso hoje, contra nosso maior rival: Sport.

Com dois gols de Gilberto, batemos o Sport na Ilha do Retiro. E o que isso tem demais? Muita coisa. Calamos quem se diz maior torcida do Norte e Nordeste, quem tem não-sei-quantos-títulos-do-pernambucano, um da Copa do Brasil...mimimimimi. Nós, que não tínhamos divisão, que só vínhamos na rebaba, estamos na liderança. E, se os três pontos vêm do Sport, melhor ainda!

E a torcida do "Clube querido da multidão"? ''Maior público do ano no futebol brasileiro", disse o Esporte Espetacular sobre o jogo contra o São Paulo aqui. Lembram do "nunca vou te abandonar''? Então! Não abandonamos esse time por nada. Portanto, se estamos na alegria, deixem-nos retribuir tanto carinho que recebemos quando estávamos no fundo do poço. Não estilem. Chegou nossa vez de gritar: #CHUPACOISA, vestir o manto tricolor, nos arrepiar revendo os jogos, lacrimejando ao ver a torcida, nos encher de orgulho em matérias nacionais. Sem delongas: deixem a gente ser tricolor.

É disso que falo:




1 Comments:

Zaíra disse...

Lindo, lindo, lindo! Só quem é tricolor sabe o que viver essa emoção. O Santa Cruz não se explica, se sente!

© Tacyana Viard 2012 | Blogger Template by Enny Law - Ngetik Dot Com - Nulis