Já escrevi aqui sobre a saudade. Aliás, foi até longa minha lista enumerando as coisas que me fazem falta. Só que o assunto veio à tona aqui em casa e fiquei com isso na cabeça. E isso me fez querer postar.
Não vou começar o texto com o dito cafona "quem inventou a distância não sabe a dor da saudade". Ok, pode até não ser cafona, mas é muito utilizado e se torna comum.
Definição de saudade, de acordo com o Aulete Digital:
1 Sentimento evocatório, provocado pela lembrança de algo bom vivido ou pela ausência de pessoas queridas ou de coisas estimadas;
Bem, isso já torna a frase citada um pouco restrita, já que a saudade é bem ampla. Ela inclui coisas que não podem voltar, como um determinado momento vivido. E é sobre essa especificidade da saudade a que me refiro.
Não sei lidar com esse sentimento - e mais outros tantos, na verdade - , mas acho que esse é peculiar. Por quê? Não sei. Mas acredito que, neste momento, é o que mais tem me afetado.
Tô com aquela saudade de voltar no tempo e viver com mais intensidade aquele instante, de aproveitar mais um pouquinho por ter a certeza de que ele acabará.
É esse "não voltar mais" que dói, que te faz rever fotos ou lembrar disso. Dói porque sua vida - neste caso, a minha - está parada e sobra tempo para sua cabeça revirar o setor "saudade" dentro do órgão privado chamado cerébro. Lá, estão registrados todos os momentos bons. Não cito os ruins porque acho difícil alguém sentir saudade de algo que foi doloroso.
E o que que a gente faz com essas lembranças?
Apesar de não estar de posse de minha estabilidade emocional, creio que devemos mantê-las guardadinhas e intactas. Não vamos pensar que poderia ter sido diferente, com outras pessoas. Vamos deixar o sentimento bom permanecer, sem distorcê-lo ou destruí-lo. Parece fácil, né?
A parte negativa vem agora: a cautela. Temos que ter limite quando formos reviver esse tempo. Não podemos fincar raízes lá e deixar o presente passar sem história, sem conteúdo. Devemos nos sentir no atual, no agora, e aproveitar intensamente o hoje para, no futuro, termos certeza de que vivemos o momento com toda a nossa dedicação.
3 Comments:
Oiii Saudades, saudades de tantas coisas momentos pessoas e ate coisas quem nao tem? E digo logo que estou com saudades da vossa pessoa! Apesar de no ultimo dia que estava ai vc nao ligou muito para esta pequenina criança chamada de Luciana!! Mas tudo bem um dia vc vai viver intensamente os dias comigo!! Beijos e saudades liga para mim de um Claro que retorno
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Não conta, né prima?! Eu estava de TMP...mas te amo mesmo assim!
pqp...é isso ai!!!
Saudade de tu, te amo!
Postar um comentário